Otoplastia

Gostou? compartilhe!

A otoplastia refere-se a cirurgia plástica das orelhas. Em geral, a cirurgia é realizada para a correção de orelhas proeminentes mais conhecidas como orelha de abano. Porém outros problemas também são tratados através desta cirurgia, como:

  • Sequelas de traumas;
  • Ausência congênita das orelhas;
  • Orelhas constritas.

A cirurgia é realizada para tentar corrigir deformidades, assimetrias de forma, tamanho e angulação no caso do abano, orelhas deformadas congênitas ou algum trauma que pode ter causado algum dano. A cirurgia é considerada como reparadora quando visa corrigir um defeito prezando pela parte estética, considerando harmonização, volume e posição.

A idade mínima para realizar a cirurgia é de 7 anos, pois nessa idade, segundo médicos especialistas, a orelha já está desenvolvida em sua totalidade, de modo que a cirurgia não irá interferir em nenhum processo de crescimento, sem prejudicar em nada essa região do corpo.

Trata-se de uma cirurgia relativamente simples e pouco invasiva. Em geral é feita com anestesia local e sedação, sendo realizada uma incisão na parte posterior da orelha ficando a cicatriz camuflada pelo próprio pavilhão auricular. A recuperação da cirurgia costuma ser tranquila e requer cuidados básicos, devendo ser obrigatoriamente realizada por um cirurgião plástico.

Procure por profissionais e locais especializados em cirurgia plástica

O Dr. Carlos Colette – Cirurgia Plástica atende por toda a capital de São Paulo na realização de cirurgias plásticas, como a otoplastia, trabalhando com outros profissionais para oferecer a qualificação necessária nesse tipo de procedimento cirúrgico, todos possuindo boa experiência no segmento. Saiba mais.